Usando as cores a favor da MODA

No meu guarda roupas o preto reina total e absoluto em quase todos os cabides (Club Noir obaaaaaa)! Mas como estilista preciso conhecer as cores para criar uma cartela de tons interessantes e que tenham a ver com a estação.

Sabendo que a roupa transmite muito da nossa personalidade, e do nosso espírito, conhecer mais sobre as cores além de ser muito divertido, pode ajudar na composição do que você quer transmitir. Para quem gosta de moda e quer um auxílio na hora de usar e abusar das cores, o círculo cromático é um ótimo recurso e com a ajuda dele podemos misturar colorações com mais facilidade.

COORDENAÇÕES MONOCROMÁTICAS

São as coordenações de peças em uma cor, sem contraste ou quebra de cor. Coordenações monocromáticas demandam uso de acessórios diferenciados ou com toque de cor para o look não ficar monótono (a cara da Club Noir não é?). Essa é a coordenação que mais alonga silhuetas e garante mensagens de elegância e refinamento.

COORDENAÇÕES DE CORES ANÁLOGAS

Cores análogas são vizinhas no círculo cromático, é o que chamamos de tom sobre tom ou “ton sur ton”, por serem tão próximas, rendem pouco contraste porque elas têm pigmentos muito próximos nas suas composições.

Essas coordenações transmitem mensagem elegante, mas com um toque bem mais jovial e original que as monocromáticas.

COORDENAÇÕES DE CORES COMPLEMENTARES

As cores opostas no círculo cromático são as complementares, elas entram em contrastes quando usadas juntas e transmitem mensagens de informalidade, ousadia e criatividade. Exemplos de cores complementares: vermelho x verde, o lilás x amarelo, o laranja x azul royal, etc;

fonte: belezasempadrao.com.br