Very irresistible L’intense de Givenchy

Como sou um chef e tenho um nariz de “cachorro”, brincadeira, foi esse olfato que me levou a especialização também em perfumes e, com o meu savoir fair de cozinha, porque não fazer o caminho inverso? Já que a perfumaria pega carona nos ingredientes da cozinha. Essa nova/velha tendência de perfumes gourmand, já existe desde o século passado, mas chegou ao ápice com o  mais vendido até hoje “Angel de Thierry Mugler”, todo mundo conhece gostando ou não. O segredo seria usar apenas uma pequena borrifada. Hoje o clássico já virou eau de toilette e outras versões, numa concentração mais leve e palatável. Eva Mendes empresta seu Sex Appeal latino para a imagem atual. Enfim, hoje essa onda se estabeleceu de vez e eu, a partir desse post vou traduzir alguns perfumes gourmand em pratos.

DSC_3679 (Small)

givenchy_very-irresistible-l_intense_v

Por conta do inverno, escolhi essa receita inspirada nas notas do perfume da Givenchy, que combinam muito bem com esse clima mais ameno (porque frio mesmo só no sul e sudeste). E, como Couscous marroquino também passou a fazer parte da lista de compras de quase todo mundo antenado em gastronomia, aí vai à receita:

Couscous marroquino com ameixas frescas L’intense

Serve 8 pessoas

Ingredientes:

1 pacote de Couscous marroquino

500 ml de caldo legumes

2 colheres de chá de Ras Al Ranoût (mistura de temperos em pó: louro, cravo, canela, pimenta, etc…)

Meia cebola pequena ralada

4 colheres de sopa de azeite de oliva

1  colheres de chá de sal

1 xícara de café de abobrinha picada

1 xícara de berinjela

1 xícara de café de cenoura picada

2 colheres de sopa de aipo picado (só o talo)

1 colher de sopa de hortelã picado

1 xícara de água fervente

1 xícara de ameixa frescas picadas

1 ameixa

Preparo:

Aqueça o tempero com um pouco do azeite, refogue a cebola com o azeite restante e acrescente os legumes, depois de tudo refogado, vá acrescentando o caldo de legumes fervendo ao poucos. Ao couscous hidratando como pede na embalagem, e na hora de servir reidrate-o com a xícara de água, tempere com hortelã, mais azeite e o sal se necessário. Enforme e coloque no centro do prato e se quiser pode fazer uma flor com as fatias de ameixa fresca, ou servir com uma salada de frango ou camarões com molho.

Obs: pode-se adicionar à receita camarões.

PS: Liv Tyler encarna a mulher Very Irrestible em todas as suas versões. Da melhor versão continuo achando essa, mas densa, carnuda e sensual… Mas infelizmente a Givenchy não renovou o contrato e outra assumiu o posto para ser a cara do perfume, Amanda Seyfried.